segunda-feira, 9 de maio de 2011

O Cold Process

               Existem muitas formas de se definir e explicar o que é o Cold Process  mas, preferi definí-lo de uma forma simples e com as minhas próprias palavras.
                O Cold Process é o processo de saponificação de óleos feito à frio. Para isso é preciso ter muita responsabilidade pois para a saponificação é preciso utilizar Soda Cáustica por tanto sempre faça com segurança e responsabilidade.
Primeiramente é necessário criar uma base com óleos que prezem a dureza, espumação, emolliência, limpeza e hidratação (não ressecamento) da pele. Após elaborada essa base, é necessário calcular a quantidade de água e de Soda que serão necessárias para a saponificação desses óleos. Quando o cálculo é feito corretamente, não há sobra de Soda e temos certeza que durante a saponificação não sobrará soda livre, dessa forma fazemos um sabão equilibrado e que é benéfico para a pele.
Definida a base do sabão, partimos para o SF (super fatting). O SF nada mais é que o enriquecimento do sabão, é a hora em que acrescentamos as propriedades ao nosso sabão, dessa forma fazendo com que ele seja mais específico para um tipo de pele ou para algo em especial. Nessa hora acrescentamos óleos, manteigas, argilas entre outras coisas possíveis.
O último passo é a definição do aroma e coloração (algumas pessoas parte daí e em cima do aroma criam o sabão), alguns colds eu aromatizo com OE (óleos essenciais) outros com essências (hoje em dia temos essências muito boas). Já a coloração do cold pode ser feita de várias formas dentre elas: corantes, pigmentos naturais, argilas, tinturas, chás, ervas em pó... tudo depende do seu objetivo.
Após tudo isso pensado, bem calculado e se paramentar com todos os materiais de segurança, é hora de começar a fazer o Cold. É sempre muito bom criar mas é melhor ainda ver sua criação pronta na forma, desenformá-la e cortar. E o melhor de tudo, passado o tempo de cura poder usufruir de tudo que criou e ver outras pessoas usufruindo e gostando do seu trabalho.
O Cold Process bem como Hot Process, Wipped, e todos os outros processos de saponificação são uma paixão que a cada dia que se conhece apaixona-se mais por ele.
Só quem experimenta um cold sabe o que é utilizar um sabonete natural, feito de forma artesanal. E garanto que após experimentarem nunca mais conseguirão comprar um sabonete em mercado.   

6 comentários:

  1. Parabéns ! Parece que a arte da saboaria escolhe as pessoas certas, todas que encontrei até agora, dividem os conhecimentos e isso me faz acreditar que o ser humano nao esta perdido, rsrs. Tudo muito caprichado, feito de coraçao, Grande abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Monalisa, pretendo retomar esse blog muito em breve, ando correndo um pouco mas vou votar a escrever aqui!!!!
      Beijinhos

      Excluir
  2. Tati, teria alguma marca de essência para cold process que possa recomendar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barbara o único lugar que recomendo para comprar essencia pra cold é a Paris Essências. Eles vendem pela internet e na loja que fica na Sé, é só chegar lá e pedir as de cold.
      Beijinhos

      Excluir
  3. voce vende estas formas de madeira e cortadores? se sim quero comprar, tenho pesquisado mas so tem importadas, quero comecar a fazer mas ja tenho que ter as formas, grata jeanetemgarcia@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Jeanete, eu vendo as formas e cortadores sim. ME manda um e-mail: tatiane.nutri@hotmail.com

      Excluir